Arquivo do blog


Seguidores

MEDITE

Se a nossa maior necessidade fosse informações, Deus nos teria mandado um pedagogo. Se nossa maior necessidade fosse tecnologia, Ele nos teria enviado um cientista. Se nossa maior necessidade fosse dinheiro, Deus nos mandaria um economista. Mas como nossa maior necessidade era perdão e salvação, Deus nos mandou um Salvador, JESUS CRISTO.

Anderson Bessa - " Teus Olhos "

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

CRISTO É TUDO QUE TODOS PRECISAM!



Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. (João 14:6)

Todos nós nascemos com uma doença universal que é humanamente incurável e irreversível: o pecado. Esta doença poderia ser representada por um acróstico que chamaríamos de “h i v” espiritual. A letra representaria a herança do pecado Eis que em iniquidade fui formado e em pecado me concebeu minha mãe. (Salmo 51:5). Esta é a herança que atinje em cheio toda a raça humana, contaminando-a com o pecado de Adão.

A letra sería a inclinação para o pecado Alienam-se os ímpios desde a madre; andam errados desde que nasceram, proferindo mentiras. (Salmo 58:3). A inclinação das pessoas é voltada inteiramente para a maldade. É uma consequência direta do pecado de Adão. Toda a humanidade possui uma inclinação herdada para o pecado, que se manifesta na indiferença para com a vontade e “o caminho” de Deus. Esta tendência nos acompanha desde o nascimento. As crianças não precisam ser ensinadas para praticar o mal até a morte.

E, por fim, o v significaria a vontade de pecar Anteriormente, todos nós também vivia entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. (Efésios 2:3). Não somos pecadores porque cometemos pecados; pecamos porque somos pecadores.

A vontade é aquilo que queremos por nossa própria escolha aprisionada e escravizada. Nossa vontade é escrava de uma rebeldia que nos separa do Pai Celestial. A natureza humana é caída e a sua rebeldia contra Deus é pessoal, mesmo que na maioria das vezes não seja declarada. A vontade do ser humano determina o que vai falarpensar e fazer. Enquanto esta vontade não for gerada e controlada por Deus nunca e de nenhuma maneira poderemos agradá-Lo para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. (Efésios 1:6).

O pecado é o princípio que move as pessoas que ainda não sofreram os impactos da obra de Deus em Cristo. O pecado de Adão tornou impossível à humanidade ter acesso ao caminho da vida por seus próprios feitos E, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida (Gênesis 3:24).

Desde então, o ser humano se tornou alguém que vive uma separação natural de Deus. À partir do nosso nascimento natural já estamos em “rota de colisão” com a vontade Divina. Nascemos e vivemos numa estrada contrária àquele caminho pretendido e proposto por Deus ao nos criar porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus (Romanos 3:23).

Mas, mesmo que as pessoas nasçam em rebeldia contra Deus, porque ainda persiste a intenção humana de ir ao encontro, forjando seus próprios caminhos para alcançar a um ser superior? E o que dizer do desejo íntimo e não satisfeito que a humanidade tem de se aproximar de alguma divindade?

No momento em que O Criador expulsou Adam (homem e mulher) do Éden, toda a busca do sentido da vida e o consequente vazio existencial gerado por esta busca só podem ser plenamente satisfeitos pela ação redentora de Deus, na suficiência da obra de Cristo e pela ministração do Espírito Santo que traz o convencimento da realidade da separação de Deus do pecado porque não creem em mim (João 16:9)

É no contexto desta encruzilhada de cegueira existencial humana que a afirmação cristo Centrica do Mestre em João 14:6 faz todo o sentido! A única capacidade que o ser humano tem, na tentativa de se reaproximar de Deus, é a de criar sistemas teológicos e rituais religiosos que revelam somente a sua fuga e a distância do amor do seu Criador.

Disse-lhe Jesus é uma afirmação que remete a autoridade de Cristo. Fala também da origem e de quem é a posse desta autoridade. Disse-lhe é uma ação verbal presente, contínua e durativa que demonstra a certeza da afirmação que será feita. Este tipo de declaração de Jesus é sempre um pronunciamento que pode até ser rejeitado mas, não aceita a contestação ou o descrédito das avaliações humanas.

Sempre que nos reportamos a uma declaração revelada pelo Pai nas Escrituras, não devemos considerar somente o peso da autoridade de Quem fala, mas, a origem e as intenções redentoras contidas em Suas declarações. O maior beneficiário da revelação do Pai em Cristo é a nossa raça caída (separada de Deus) e humana (sem possibilidades de chegar até Ele).

Quando Jesus diz algo sobre a sua Pessoa e Obra, o benefício sempre recai sobre as pessoas que dão crédito às suas declarações. Quando o Mestre fala é para ser ouvido, crido e experimentado. Em nenhuma das declarações de Jesus cabe a dúvida ou mesmo o relativismo próprios do ser humano. Afinal, estas palavras só podem fazer efeito na vida daqueles que foram convencidos da sua absoluta impotência e carência humanas e se vêm necessitados da mensagem e da obra de Cristo na cruz!

Eu sou o caminho aponta para a centralidade de Cristo. O Eu sou é um jogo de palavras que enfatiza e centraliza todas as atenções de seus ouvintes, convergindo-as para uma só Pessoa. É o sujeito da ação chamando a atenção para Si mesmo. Esta declaração só pode ser feita por Quem tem totais condições de assumir a responsabilidade da centralidade em relação ao projeto redentor da Divindade.

A obra de Cristo, através da sua morte, ressurreição e ascensão, abre o caminho para aqueles que creem Nele. Está sendo apontada aqui uma estrada ou caminhada única que levam a humanidade à restauração da comunhão com o Seu Criador, por causa daquilo que O Filho já realizou em Sua obra. Tem também o sentido de um “estado” ou uma “condição” na qual somos inseridos por uma única operação Divina: a obra da cruz!

Não se trata apenas de viver um estilo de vida diferente das demais pessoas. Neste caminho só podemos ser colocados por Deus, jamais poderíamos achá-Lo por nós mesmos. Seguir por este caminho proposto pelo Senhor é trilhar na contramão da história humana em sua fuga de Deus e sempre enclausurada na mesma tentação feita no Éden e sereis como Deus. (Gênesis 3:5). Estar no caminho é andar pela estrada sem volta que leva a Deus. Esta estrada de mão única que nos conduz ao paraíso celestial, sempre apontou (Antigo Testamento), aponta e apontará (Novo Testamento) para a bendita Pessoa de Cristo!

E a verdade diz respeito ao conteúdo ensinado pela Pessoa de Cristo sobre Si mesmo. Por esta razão, a verdade revelada por Deus em Cristo é a não-ocultação de Sua intenção redentora na esfera da eternidade. A verdade revelada pelo Pai é o Seu tema teológico principal: o ensino do Seu Filho Amado!

A experiência do conhecimento da verdade de Deus em Cristo exige uma relação harmônica e pactual entre Aquele que a revela e o que a recebe com conteúdo revelado. Cristo é a verdade que converge a Pessoa Daquele que está em nós com aquilo que somos, isto é, com aquilo que queremos, sentimos, pensamos e fazemos.
Só conhecemos a verdade quando somos levados a experimentar a realidade, autenticidade, confiabilidade e dependência total da Pessoa que se auto personifica ou se diz ser a verdade em Pessoa: Cristo!

E a vida nos remete a essência da obra de Cristo. É o dom que Deus dá possibilitando a comunhão com Ele. Viver a vida de Cristo significa participar de uma realidade imperecível e plenamente triunfante sobre a nossa morte. É viver através de uma vida que não é e nem pode vir de nós mesmos. Uma das coisas mais significativas da teologia de João é o fato de situar a possibilidade da vida, que é o próprio Cristo e tem dimensões eternas, à partir da realidade presente de quem conhece o Filho E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste (João 17:3).

Ninguém vem ao Pai senão por mim diz respeito ao acesso ao Pai pela obra do Filho. O verbo vem enfatiza uma ação que acessa a humanidade ao Pai pela obra de Cristo. Também chama a atenção para o fato de que o maior beneficiário nesta obra de Deus em Cristo é a humanidade. É impossível irmos até Deus por nós mesmos porque a intenção redentora Divina é fazer o caminho contrário.

Não existe nada que possamos fazer para nos achegar a Deus. O máximo que conseguimos por esforço próprio é forjar sistemas religiosos, oriundos da religiosidade humana desde o Éden. A única coisa que podemos e devemos fazer é “crer” que Cristo já fez tudo em Sua obra, proporcionando o caminho de retorno à comunhão com o Criador! “Todo o que vê a Cristo pela fé, vê ao Pai Nele

A suficiência do método redentor Divino está no fato de Ele vir até mim e não em minha tentativa de ir até Ele! Cada pessoa que nasceu, nasce ou nascerá neste planeta é objeto exclusivo de um amor Divino que não desiste da raça humana “Deus ama tanto a cada um como se não existisse ninguém mais a quem pudesse dedicar seu amor” Santo Agostinho. Somente a Sua vinda até nós pode fazer com que nos acheguemos a Ele!

Porém, apesar de sermos uma humanidade amada pelo Seu Criador, ninguém pode ser incluído neste projeto redentor de Deus, enquanto não for levado a confessar que é somente pela fé Dele gerada em nós, que temos acesso à Sua gloriosa presença!
Nunca existiu, existe ou existirá uma só pessoa que não precise passar pela obra da cruz. Não há nada que eu possa ou deva fazer para contrariar a esta intenção eterna do Pai. Mas, para que a obra de Cristo seja revelada a nós, precisamos desistir de viver tentando conquistá-Lo e agradá-Lo por nós mesmos. O Pai não se deixa levar a não ser pelo Seu próprio amor expressado em Cristo na obra da cruz.

A obra de Deus em Cristo é demarcada pela dinâmica da morte. O Pai só tem relacionamento e comunhão com pessoas mortas-vivas, ou seja, aqueles que já foram mortos para o pecado em e através da Sua obra no calvário e vivificados pela ressurreição do Filho, revelada pelo Espírito. Deus não tem relacionamento com pessoas vivas-mortas que ainda tentam fazer a sua lição de casa religiosa para obterem acesso ao Pai. São os que ainda estão mortos em seu pecado e pensam que podem viver ou se aproximar de Deus por si mesmos.

crer na obra de Cristo só acontece quando o Pai, pelo Espírito, nos revela que é somente pelo desempenho redentor do Filho que temos acesso a Ele! Que o Senhor nos revele que este fato universal centralizado em Cristo, a obra da cruz, por nós, em nós e para a Sua glória!



2 comentários:

  1. O verdadeiro caminho é o Senhor Jesus. ele é o nosso advogado. A Ele todo o nosso culto e amor.
    Mensagem com excelente discernimento, Pastor.
    Em Cristo,
    Tunin.

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo.
    Buscar a palavra, colocar em quaisquer meio de comunicação, fortalecendo o bem e o sentimento de fé.
    faz com que o mundo torne-se um pouco melhor
    Uma semana de Paz

    Abraços,
    BrBão

    ResponderExcluir

Magno Malta mobiliza comunidade no Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil

.

Magno  Malta levantou sua bandeira de luta no  Dia Nacional de Combate ao abuso Sexual Infantil
Magno Malta levantou sua bandeira de luta no Dia Nacional de Combate ao abuso Sexual Infantil

Grupos com a camiseta todos contra pedofilia e a Polícia Civil panfletaram na Praça Costa Pereira, ao mesmo tempo, senador Magno Malta (PR/ES) usava os microfones da Rádio Cor da Vida para convocar a população para marcar a data, que lembra o brutal assassinato da menina Araceli Cabrera Crespo, ocorrido em Vitória

Profundo conhecedor da real violência que estupra, mata alma das crianças e tira vida de milhares de meninos e meninas em todo território brasileiro, senador Magno Malta, uniu forças ao delegado Marcelo Nolasco, da Delegacia de Proteção à Criança e Adolescentes e nesta sexta feira, para campanha educativa no centro de Vitória. “Só este ano, no Espírito Santo já foram registrados 2.456 ocorrências contra crianças. Temos que mudar este quadro caótico que destrói lares e ameaça a família”, disse Magno Malta.

Segundo o delegado Marcelo Nolasco, “o apoio do senador Magno Malta é fundamental nesta luta. Foi este parlamentar do Espírito Santo que acordou o mundo para a realidade dos pedófilos impunes, que abusam e matam crianças. A equipe do senador veio junto para as ruas mostrar que tem uma voz forte no parlamento contra esta triste estatística”, frisou o delegado.

A data desta sexta-feira, 18 de maio, marca o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual Infantil e foi escolhida para lembrar o crime que chocou o Brasil e terminou impune. Há exatamente 30 anos, a criança Araceli, com apenas 8 anos, foi brutalmente assassinada e os suspeitos nunca foram punidos.

Magno Malta passou toda manhã no microfone, entrevistando autoridades, líderes e a população para estimular o cidadão comum denunciar as violências praticadas contra as crianças. “Senhor Governador, secretário de Segurança Pública e juízes estou pedindo mão de ferro contra os pedófilos e assassinos de crianças. Vamos defender nossos filhos, vamos lutar me defesa da família brasileira”, clamou Magno Malta, atual presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Família.

Grupo Todos Contra a Pedofilia e Polícia Civil na panfletagem nesta sexta-feira.
Grupo Todos Contra a Pedofilia e Polícia Civil na panfletagem nesta sexta-feira.


O grupo coordenado por Márcia Rodrigues parava os pedestres e entregava cartilha educativa. “Foi uma excelente iniciativa para esclarecer a população e todos receberam bem nossa equipe”, finalizou Marcinha, como é chamada a líder do Grupo Todos Contra a Pedofilia no Espírito Santo.

Fonte:http://www.magnomalta.com/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=2600:magno-malta-mobiliza-comunidade-no-dia-nacional-de-combate-ao-abuso-sexual-infantil&catid=20:cpi-da-pedofilia&Itemid=39

Leia os Livros On-line


Postagens populares